O processo BLACKFAST® é a primeira opção quando se trata de oxidação negra a frio.
O processo é realizado à temperatura ambiente (entre 20 e 30ºC) e utiliza soluções líquidas concentradas (BLACKFAST®)
que são diluídas em água e, através de reações químicas, produzem um acabamento preto, aderente e uniforme na superfície
das peças tratadas.
Características obtidas em peças tratadas com o processo BLACKFAST®:
Estabilidade Dimensional: A oxidação negra a frio não altera as tolerâncias de peças, mesmo aquelas de alta precisão dimensional. É particularmente indicada onde não é aceitável a aplicação de qualquer processo de pintura ou recobrimento metálico.Resistência à Corrosão:
A superfície oxidada absorve óleos ou agentes protetivos mantendo-os intimamente em contato com o metal-base, contribuindo assim para aumentar de forma significativa a resistência à corrosão.Acabamento Decorativo:
Promove um acabamento negro e uniforme, melhorando a estética dos produtos, realçando a qualidade percebida.Segurança:
Reduz a reflexão da luz de peças e ferramentas em movimento, minimizando a fadiga ocular dos operadores. A montagem de uma linha para operação do processo de oxidação BLACKFAST® é bastante acessível (custo bastante inferior que o processo de oxidação negra a quente), o que frequentemente justifica sua viabilidade mesmo para pequenas produções. Ao mesmo tempo, a eficácia do processo explica seu uso crescente em grandes instalações industriais. De simples operação e extremamente versátil, o processo BLACKFAST® confere apelo cosmético e adiciona valor aos componentes tratados, sendo constantemente utilizado como forma de diferenciação dos produtos. As aplicações são extremamente diversas, como: ferramentas de corte, molas, corpos de válvulas, porta-ferramentas, fixadores, moldes, componentes e blocos de máquinas hidráulicas, correntes, rodas dentadas, engrenagens, parafusos, ferramentas manuais e de máquinas, componentes automotivos em geral.
Assim, inúmeros segmentos industriais se utilizam desta solução: