Low Pressure Carburizing LPC

LPC, do inglês low pressure carburizing, é um processo de cementação em baixa pressão da HEF Durferrit.

Também conhecido como cementação a vácuo, esse processo tem por objetivo introduzir carbono à superfície de aços a partir de hidrocarbonetos para que então a região enriquecida de carbono possa ser transformada em martensita (durante o processo subsequente de têmpera a vácuo). Assim, resultando em componentes de alta dureza superficial e núcleo dúctil.

Como consequências principais, os materiais têm a resistência à fadiga e ao desgaste aumentadas, um conjunto de características particularmente interessante para diversos componentes mecânicos como engrenagens, eixos, guias, cremalheiras, cubos, etc.

Dotados de alto nível de informatização e controle, os processos LPC apresentam as seguintes vantagens sobre outros processos de cementação: menor deformação, mais uniformidade de camada cementada mesmo em geometrias complexas, ausência de oxidação e alto nível de limpeza após o tratamento, evitando a necessidade de etapas complementares de lavagem ou desengraxe.

Sendo a primeira empresa na América Latina a oferecer este tipo de processo, a HEF Durferrit possui a experiência e know-how necessários para tratar componentes críticos utilizados por diversas indústrias, tais como:

  • Automotiva
  • Agrícola
  • Máquinas e equipamentos
  • Aeroespacial
  • Indústria pesada