NICALEC

Os processos NICALEC são especialmente desenvolvidos para garantir um nível de condutibilidade elétrica ótimo em alumínio e ligas de alumínio, a partir da deposição de níquel.

A escolha do alumínio e suas ligas para a utilização em conexões é oriunda das características de condução elétrica bem como boa soldabilidade e ductilidade. As propriedades elétricas do alumínio são melhoradas pela aplicação do tratamento Nicalec, que impede a formação de uma camada de óxidos na superfície.

A confiança nesta solução é tal que sistemas de potência aeronáuticos e ferroviários a utilizam como forma de protege-los contra o ambiente e garantir a segurança das operações.

Quanto à morfologia da camada, o NICALEC apresenta uma estrutura globular, o que permite um grande número de pontos de contato em conexões, e ainda diminui a resistência de contato. Além disso, graças a grande ductilidade da camada e baixas tensões residuais, é possível sofrer deformações no caso de solicitações mecânicas e resistir ao carregamento. Ainda, graças a grande estabilidade em temperatura, é possível manter constante a resistência de contato em aplicações sujeitas a ciclos térmicos.

Assim, o NICALEC é largamente utilizado em terminais elétricos de baixo sinal, barras de conexão, controles elétricos aeronáuticos, conexões elétricas automotivas, etc.

Vários segmentos industriais se utilizam desta tecnologia, tais como:

  • Aeroespacial
  • Automotivo
  • Geração de energia
  • Máquinas e equipamentos