ASD – TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Com base no conhecimento e experiência adquirida desde sua fundação, a HEF Durferrit fornece ao mercado a solução para transferência de calor ASD.

Na indústria de síntese de produtos químicos, reações devem ser mantidas em altas temperaturas, e por razões majoritariamente econômicas, o aquecimento direto não é utilizado. Assim, é preciso que o calor seja produzido e transportado até os reatores por um meio de condução especial. A tecnologia ASD da HEF Durferrit é adequada para esta tarefa, sendo capaz de operar em faixas estreitas de temperaturas entre 180ºC e 650ºC. Além disso, um meio de condução de calor com a tecnologia ASD pode igualmente atuar para a extração de calor, ou seja, podendo ser utilizado tanto em processos endotérmicos ou exotérmicos.

Aplicações consagradas do ASD incluem uma vasta gama de processos químicos, entre eles: fabricação de soda cáustica concentrada, anidridos ftálico e maleico, ácido sulfúrico concentrado, metiletilcetona, decomposição de bauxita, etc.

Uma das principais vantagens do ASD é o alto nível de temperaturas que este pode atuar sem necessidade de introdução de pressão no sistema (como ocorre com operações que se utilizam de óleo como meio de condução). Também, esta tecnologia apresenta baixo risco ambiental, já que em caso de vazamento do sistema, ocorre a solidificação do material quando externo ao sistema de arrefecimento/aquecimento.

A tecnologia ASD é fruto do relacionamento com os mais avançados fabricantes de linhas de reatores, e comprovadamente favorece o funcionamento das operações de empresas do segmento químico.