OUTRAS DEPOSIÇÕES

Além de suas tecnologias próprias, a HEF Durferrit também oferece ao mercado processos consagrados de deposição para variados tipos de substratos:

Revestimentos de Prata, Estanho e Estanho/Chumbo

Estas camadas são depositadas via processo eletrolítico particularmente úteis para componentes de aplicações mecânicas e elétricas.

Quaisquer materiais metálicos, à exceção do Cobre, podem ser revestidos por este tipo de deposição. É comum que aços inoxidáveis passem por estes tratamentos visando o aumento de resistência ao engripamento.

Como características principais, estas camadas apresentam ótima condutividade elétrica, excelentes propriedades de atrito, soldabilidade, ductilidade, acabamento brilhante ou semi brilhante, e são bastante conformáveis e escorregadias, ideias para operações de encaixe.

Aplicações típicas: Conectores de solda, conectores flexíveis, coletores, selos de válvula, terminais de soldagem, conectores trançados.

divisoria

Revestimentos de Níquel/Cádmio, Cádmio e Zinco

Destinados ao aumento da resistência à corrosão de ligas ferrosas, esta família de camadas é depositada via processos eletrolíticos.

Componentes revestidos por estes processos apresentam maior resistência em alta temperatura, excelentes propriedades de atrito, camadas uniformes e dúcteis, e com acabamento via passivação ou se utilizando de camadas orgânicas. Além disso, encontram-se prontos para a adição de camadas auto lubrificantes.

Aplicações típicas: molas, porcas e parafusos, mecanismos de travamento, rótulas esféricas, arruelas, eixos de deslizamento, placas de fixação de equipamentos elétricos, etc.

divisoria

Revestimento de Níquel Químico

Deposição de revestimento de Níquel-Fósforo obtido por meio de um sal de Níquel. Pode ser seguido de um tratamento térmico em temperatura entre 150 e 300ºC em função das características desejadas.

Este processo resulta em espessuras de revestimento uniformes, excelente resistência à corrosão e ao desgaste, possibilitando obter durezas de camada entre 550 e 1000HV (em função do tratamento térmico final).

Aplicações típicas: Válvulas de esfera, Pistões de distribuição, Moldes de injeção de plástico, corpo de atuadores, hastes de atuadores, tampas de bueiros, eixos de limpadores de para-brisa, eixos de comando de freios, etc.

Dessa maneira, estes tratamentos podem ser encontrados em diversos segmentos industriais, com destaque para:

  • Automotivo
  • Eletroeletrônico
  • Máquinas e equipamentos
  • Ferramentas
  • Eletrodomésticos
  • Construção civil
  • Ferramentas manuais