FOREZ®

Os processos de deposição eletrolítica FOREZ®, desenvolvidos e patenteados pelo grupo HEF, se dedicam a resolução de problemas ligados ao atrito e corrosão de superfícies.

Componentes tratados através deste processo apresentam melhoras nas seguintes características: propriedades de atrito em aços lubrificados, escorregamento e facilitação de encaixe, aumento da capacidade de sustentação hidrodinâmica e alta resistência à corrosão causada por “fretting” (modo de desgaste adesivo).

A solução FOREZ® é bastante abrangente quanto à variedade de ligas passíveis de tratamento. Todos os aços, desde aços ao carbono a aços inoxidáveis, bem como ferros fundidos e aços produzidos por sinterização podem ter sua superfície protegida.

Dessa maneira, com a tecnologia FOREZ®, é possível atingir propriedades de atrito encontradas em ligas de Bronze com alto teor de Estanho. Estas ligas são reconhecidas pelo seu desempenho mecânico superior, sendo utilizadas em aplicações em que ligas menos nobres não são capazes de resistir a solicitações, por exemplo, de altas cargas e baixas velocidades de deslizamento. No entanto, por conta das limitações de processamento de ligas com alto teor de Estanho assim como pelo alto valor deste elemento, a utilização se torna notoriamente restrita. Portanto, a partir a utilização do tratamento FOREZ®, é possível se beneficiar das características destas ligas e ao mesmo tempo manter a competitividade.

Um grande número de aplicações atualmente carrega a tecnologia FOREZ®, como por exemplo: cilindros e pistões hidráulicos, mancais, engrenagens de redutores, válvulas de turbina, fixadores, bombas de esvaziamento, conexões elétricas e acoplamentos hidráulicos. Assim, múltiplos segmentos industriais têm se beneficiado desta solução, como por exemplo:

  • Automotivo
  • Máquinas e equipamentos
  • Eletroeletrônico
  • Indústria pesada e de base
  • Geração de energia