DUROFER® ADI

Devido a particularidades de processo e à imensa importância dos tratamentos de austêmpera de ferros fundidos nodulares, a HEF Durferrit desenvolveu o tratamento DUROFER® ADI.

Como resultado do processo, ferros fundidos nodulares passam e exibir a microestrutura e, consequentemente, o conjunto de propriedades que consagraram o ADI (do inglês, Austempered Ductile Iron).

Assim, componentes que passam pelo processo DUROFER® ADI apresentam elevada resistência ao desgaste, maior resistência mecânica, boa capacidade de atenuar vibrações, maior resistência à fadiga de contato, alta resistência a soldagem a frio e excepcional resistência à fadiga ao dobramento em combinação com “shot peening”.

Para tanto, o processo DUROFER® ADI permite a troca eficiente de calor entre o meio e componentes em tratamento, condição “sine qua non” para garantir que os atributos mencionados acima sejam alcançados.

Ferros fundidos tratados com o processo DUROFER ADI podem substituir com vantagens econômicas aços tratados termicamente, para um mesmo nível de propriedades mecânicas. Alguns exemplos de componentes tratados por esse processo: engrenagens de diferenciais, “timing gears”, virabrequins, corpos de compressores, pinhões, arados, cubos de roda, etc.

Segmentos industriais de grande importância econômica fazem uso desta solução, por exemplo:

  • Indústria pesada
  • Agrícola
  • Automotiva
  • Construção
  • Eletrodomésticos