O SULF® BT é um processo de tratamento superficial realizado por eletrólise anódica que resulta na formação de uma camada de sulfeto de ferro na superfície do substrato metálico.
As camadas geradas pelo processo SULF® BT tem forte adesão ao substrato e permitem incrementar as propriedades tribológicas de componentes de aços e ferros fundidos.
A principal característica de sistemas mecânicos com componentes que levam a solução SULF® BT é a alta resistência ao engripamento. A utilização dessa solução leva a um aumento da capacidade máxima de carga, que em função do lubrificante e condições de funcionamento, pode atingir até 300%. Ainda, os períodos de running-in tendem a ser reduzidos e suavizados..
Ao mesmo tempo, as superfícies sofrem aumento em sua resistência ao desgaste, e os sistemas passam a ter níveis de atrito menores.
Por se tratar de processo em baixa temperatura, o SULF® BT não induz deformações nos componentes. Permitindo que o tratamento seja a operação final de produção de componentes.
Tendo em vista as tendências de aumento de cargas em contatos mecânicos, o SULF® BT já é aplicado em componentes como cremalheiras, cardans, engrenagens cementadas e temperadas, pistões de martelos pneumáticos, rótulas, caixas de diferencial, juntas homocinéticas, arruelas de caixa de direção,…
Assim, diversas indústrias se servem das propriedades conferidas pelo SULF® BT:
- Automotiva
- Máquinas e equipamentos
- Indústria pesada
- Geração de energia