HYDRODUR®

A HEF Durferrit possui tecnologias de resfriamento de metais que são propostas de acordo com as necessidades específicas de seus clientes.

Em situações em que a temperabilidade dos aços é bastante baixa e, por consequência se torna difícil atingir transformações de fase para aumento de resistência mecânica, a tecnologia HYDRODUR® é recomendada. Através dela é possível obter o perfil de dureza desejado, mesmo em se tratando de peças e componentes de baixíssima temperabilidade.

Após a etapa de austenitização de corpos metálicos, durante o resfriamento severo, como por exemplo em água, é comum a ocorrência do “efeito de Leidenfrost”. No momento em que se imerge o componente austenitizado no meio aquoso, instantaneamente vapores se formam na interface. Este filme gasoso dificulta a troca de calor, atuando como isolante. Como resultado, os corpos metálicos não conseguem passar por extração de calor homogeneamente, o que causa o surgimento de pontos moles, de menor resistência mecânica, ou até a inviabilização da transformação de fase responsável pelo endurecimento do componente em tratamento.

O HYDRODUR® é capaz de minimizar a formação da camada de vapores no resfriamento em água, então contribuindo para que este seja controlado e uniforme ao longo de toda a superfície do componente em tratamento. Além disso, sua composição protege as peças e componentes metálicos contra corrosão durante o tratamento, bem como os equipamentos das instalações de resfriamento.

Por conta desses benefícios e da longa tradição da HEF Durferrit na produção, comercialização e assistência técnica do HYDRODUR®, várias indústrias se utilizam deste produto, como:

  • Automotiva
  • Geração de energia
  • Indústria pesada e de base
  • Ferramentas
  • Agrícola e de alimentos