BLACKFAST®

O processo BLACKFAST® é a primeira opção quando se trata de oxidação negra a frio. O processo é realizado à temperatura ambiente (entre 20 e 30ºC) e utiliza soluções líquidas concentradas (BLACKFAST®) que são diluídas em água e, através de reações químicas, produzem um acabamento preto, aderente e uniforme na superfície das peças tratadas.

Características obtidas em peças tratadas com o processo BLACKFAST®:

Estabilidade Dimensional:

A oxidação à frio não altera as tolerâncias de peças, mesmo aquelas de alta precisão dimensional. É particularmente indicada onde não é aceitável a aplicação de qualquer processo de pintura ou recobrimento metálico.

divisoria

Resistência à Corrosão:

A superfície oxidada absorve óleos ou agentes protetivos mantendo-os intimamente em contato com o metal-base, contribuindo assim para aumentar de forma significativa a resistência à corrosão.

divisoria

Acabamento Decorativo:

Promove um acabamento negro e uniforme, melhorando a estética dos produtos, realçando a qualidade percebida.

divisoria

Segurança:

Reduz a reflexão da luz de peças e ferramentas em movimento, minimizando a fadiga ocular dos operadores.

A montagem de uma linha para operação do processo de oxidação BLACKFAST® é bastante acessível (custo bastante inferior que o processo de oxidação negra a quente), o que frequentemente justifica sua viabilidade mesmo para pequenas produções. Ao mesmo tempo, a eficácia do processo explica seu uso crescente em grandes instalações industriais.

De simples operação e extremamente versátil, o processo BLACKFAST® confere apelo cosmético e adiciona valor aos componentes tratados, sendo constantemente utilizado como forma de diferenciação dos produtos.

As aplicações são extremamente diversas, como: ferramentas de corte, molas, corpos de válvulas, porta-ferramentas, fixadores, moldes, componentes e blocos de máquinas hidráulicas, correntes, rodas dentadas, engrenagens, parafusos, ferramentas manuais e de máquinas, componentes automotivos em geral.

Assim, inúmeros segmentos industriais se utilizam desta solução:

  • Automotivo
  • Ferramentas
  • Máquinas e equipamentos
  • Eletroeletrônico
  • Indústria pesada