DOT®

Projetados para aplicações de alta exigência em termos de resistência à corrosão, a família de revestimentos DOT® é composta por camadas organometálicas à base de zinco lamelar, podendo ser aplicada em substituição a revestimentos de zinco, cromo ou cádmio.

Os revestimentos DOT® formam uma camada seca e não tóxica que assegura alta resistência à corrosão (podendo superar as 1000 horas em ensaios de salt-spray), sem riscos de fragilização por hidrogênio das peças tratadas.

Adequados para revestimento de peças fabricadas em quaisquer materiais metálicos, são indicados para peças expostas a ambientes agressivos, inclusive, a derivados de petróleo, óleos minerais, hidráulicos e fluidos de freio.

Ainda, dependendo de sua composição, podem ter em suas características a formação de uma superfície de baixo atrito, favorecendo o deslizamento de componentes em contato.

Dependendo de suas formulações, podem trazer benefícios como alta proteção contra corrosão, isolamento elétrico, blindagem eletromagnética, entre outros. Podem ainda ser aplicados em superfícies submetidas ao atrito e contato superficial mecânico.

Podendo ser utilizados para suprir necessidades técnicas ou decorativas, são revestimentos versáteis que possibilitam camadas de alta espessura (da ordem de 300 micrômetros), aceitando ainda a aplicação de multicamadas. São compatíveis com todos os tipos de substratos, inclusive sobre peças previamente galvanizadas.

Em função de suas características, os revestimentos DOT® tem sido utilizado principalmente em:

  • Elementos de fixação
  • Componentes de montagem
  • Eixos e elementos de transmissão
  • Componentes mecânicos diversos