STANAL® 400

O processo STANAL® 400 tem como objetivo promover a difusão de elementos metálicos em aços ligados, especialmente inoxidáveis, para elevar a resistência ao engripamento.

Por se tratar de um processo de difusão, a adesão das camadas geradas no processo é garantida. Ainda, diferente de outros processos, o STANAL® 400 não promove empobrecimento de cromo na matriz e precipitação de carbonetos de cromo nos contornos de grão, assim mantendo a resistência à corrosão do material base.

Além disso, o STANAL® 400 propicia incremento da dureza superficial pela geração de uma camada composta por elementos de liga que, por sua vez, favorecem maior resistência ao desgaste e suporte para vernizes de deslizamento.

Após serem tratados com o processo STANAL® 400, se necessário, é possível descontaminar os componentes com soluções à base de ácido nítrico, sem ônus à camada formada.

Dependendo dos requerimentos de cada aplicação, ainda é possível adicionar ao STANAL® 400 vernizes para deslizamento a seco, polimentos e passivação.

De usos diversos, o STANAL® 400 é aplicado em conectores elétricos, misturadores de alimentos, pinos de fixação de palhetas de turbina a vapor, conectores hidráulicos, articulações em ambientes de gases em alta temperatura, pistões de distribuição, eixos de segurança, etc.

Tipicamente, as indústrias que mais se beneficiam do STANAL® 400 são:

  • Geração de energia
  • Agrícola e alimentícia
  • Aeroespacial
  • Máquinas e equipamentos