CATALISADORES DE NÍQUEL

Inúmeros processos de tratamentos de metais se utilizam de fornos com atmosferas gasosas para que sejam realizados. Para que os tratamentos ocorram, no entanto, é necessário que as atmosferas gasosas sejam produzidas. Dois tipos de processos em particular são beneficiados por uma tecnologia da HEF Durferrit:

Gerador endotérmico: ocorre via reação de craqueamento de um hidrocarboneto (normalmente propano), gerando um gás endotérmico composto principalmente por hidrogênio, nitrogênio e monóxido de carbono. A atmosfera gerada pode ser utilizada (em alguns casos em conjunto com outros gases) em processos como: brasagem, têmpera de aços-carbono e aços ferramenta, cementação, gás de proteção para sinterização, restauração de carbono, etc.

Dissociador de amônia: a reação de dissociação da amônia, gera basicamente nitrogênio e hidrogênio. A atmosfera gerada pode ser utilizada como gás de proteção para brasagem, gás de proteção para sinterização, gás de reação para recozimento brilhante de aços, etc.

Para que estas reações de craqueamento (no caso do gerador endotérmico) e de dissociação de amônia ocorram, são necessários catalisadores de Níquel produzidos pela HEF Durferrit. Veja abaixo os produtos disponibilizados:

CATALISADOR TEMPERATURA DE TRABALHO APLICAÇÃO
A5 1000°C Geradores de gás endotérmico
A8 950°C Dissociadores de amônia e geradores de gás endotérmico a partir de Álcool Etílico