DUROFER® CARBONIT

A solução Durofer® CARBONIT é a tecnologia da HEF Durferrit já consagrada para processos de Carbonitretação de componentes e ferramentas.

Extremamente seguros e robustos, os processos Durofer® CARBONIT são capazes de produzir camadas duras e de alta resistência ao desgaste. Além disso, elevam a resistência à fadiga e ao impacto e, em comparação com processos de cementação, levam a um menor nível de distorção e tem risco reduzido de geração de trincas.

Os processos Durofer® CARBONIT se baseiam na transferência de átomos de Carbono e Nitrogênio em meio líquido que aumentam a temperabilidade de Aços ao Carbono e Aços baixa liga e promovem a formação da camada endurecida. O processo ocorre em temperaturas inferiores e necessita de um resfriamento menos severo se comparado à cementação.

As variantes dos processos Durofer® CARBONIT são desenvolvidas levando-se em conta os materiais e requerimentos de cada aplicação particular. Uma vez definidas, podem ser utilizadas para produção em larga escala devido a sua alta reprodutibilidade. Aliada ao seu custo competitivo, esta solução é também empregada em diversas aplicações de componentes produzidos em série, como tuchos de válvula para caminhões e veículos de passeio, engrenagens, eixos, roletes, mancais e alavancas de sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Assim, diversas indústrias são beneficiadas por esta solução, com especial atenção para:

  • Automotiva
  • Máquinas e equipamentos
  • Ferramentas
  • Agrícola e alimentício