DELSUN®

Os processos DELSUN® são especialmente desenvolvidos para proteger componentes de materiais não ferrosos contra desgaste e problemas relacionados ao atrito.

Trata-se de um processo que combina uma etapa eletrolítica de deposição à outra de difusão, via tratamento térmico (este último a 400ºC).

Esta solução é particularmente útil a componentes produzidos a partir de bronze, latão, cobre, ligas de alumínio e ligas de níquel.

Como resultado do processo, uma camada composta de três diferentes regiões com diferentes características é produzida sobre o componente:

  • Na superfície, uma fina camada rica em Estanho, que se torna uma proteção contra o engripamento se regenerando durante o atrito.
  • Em contato com o substrato, uma zona simultaneamente dura e dúctil, a partir de compostos metálicos específicos.
  • Entre as regiões superior e inferior, uma outra zona com concentração decrescente de metal de adição à medida que se aproxima da região inferior, garante a adesão entre as zonas adjacentes.

Dessa maneira o processo DELSUN® promove o aumento da dureza superficial, da resistência ao desgaste, ao engripamento, e à abrasão mecânica, bem como melhora da capacidade de carga com a mesma espessura de filme de óleo, diminui o coeficiente de atrito do sistema lubrificado e favorece excelente resistência à corrosão.

Inúmeras aplicações promovem o uso desta solução, por exemplo: parafusos e porcas para juntas de compressão e controle, roscas sem fim para engrenagens de redução, placas de suporte, válvulas de esfera, corpos de bombas, sincronizadores de caixa de engrenagens, buchas guia, válvulas, buchas de articulação, cunhas de fixação para equipamentos de usinagem, mancais de apoio, matrizes de estampagem, engates, bielas, conexões, etc.

Os processos DELSUN® são largamente aplicados nos segmentos de:

  • Máquinas e equipamentos
  • Ferramentas manuais
  • Automotivo
  • Construção civil