PROCEM®

Os revestimentos da família PROCEM® são destinados à blindagem eletromagnética e aumento de condutividade elétrica. Do tipo multicamada, estes revestimentos são condutores e podem ser depositados em grande variedade de polímeros, materiais compósitos, vidros e metais.

A utilização de novos materiais em sistemas eletroeletrônicos acarreta desafios no atingimento das normas de compatibilidade eletromagnética (CEM).

Os revestimentos PROCEM® são uma excelente alternativa para garantir a função de blindagem eletromagnética, assim evitando mudanças estruturais dos materiais ou no design de sistemas/produtos.

Além disso, é comum que exigências como resistência à corrosão e soldabilidade estejam presentes nos projetos dos componentes. Os revestimentos PROCEM® permitem atender a estes requisitos, simultaneamente.

A partir do processo de revestimento PVD (do inglês, Physical Vapor Deposition), características únicas são alcançadas, tais como: preservação dimensional e adição desprezível de massa aos componentes.

Do ponto de vista ambiental, trata-se de um processo limpo, realizado a vácuo e que tem sido utilizado de forma crescente como alternativa ao cromo duro.

Graças a sua grande capacidade de promover blindagem eletromagnética e alta condutividade em componentes, a família de revestimentos PROCEM™ é utilizada por diversos segmentos industriais, tais como:

  • Automotivo
  • Aeroespacial
  • Bélico
  • Eletroeletrônico/Telecomunicações

PROCEM® 2

Composição: à base de prata, multicamada
Espessura: normalmente 0,5-2 micrômetros
Temperatura de deposição: ~90ºC.
Resistência quadrática: < 20 mΩ

divisoria

PROCEM® 3

Composição: à base de cobre, multicamada
Espessura: normalmente 0,5-2 micrômetros
Temperatura de deposição: ~80ºC.
Resistência quadrática: < 30 mΩ

divisoria

PROCEM® 4

Composição: à base de alumínio, multicamada
Espessura: normalmente 0,5-2 micrômetros
Temperatura de deposição: < 80ºC.
Resistência quadrática: < 50 mΩ


MATERIAIS TÉCNICOS
Faça o download: