DUROFER® SOFT

Os processos DUROFER® SOFT da HEF Durferrit são soluções para o recozimento, normalização e coalescimento de metais ferrosos a partir da utilização de meios líquidos de tratamento.

Quando voltados ao recozimento, os procesos DUROFER® SOFT tem por finalidade alcançar um ou mais dos seguintes objetivos: alívio de tensões resultantes de processos de transformação a frio, redução da dureza, melhora da usinabilidade, melhora em propriedades elétricas/magnéticas, destruição da textura bruta de fusão, remoção de gases e ajuste de tamanho de grão.

Já quando o objetivo é executar a normalização de metais ferrosos, os principais objetivos dos processos DUROFER® SOFT são o refinamento de grãos e tornar a microestrutura mais uniforme consistindo em ferrita/perlita. A partir disso, componentes que apresentam diferenças de microestrutura podem ter a homogeneidade estrutural reconstituída.

Visando o coalescimento, também conhecido por esferoidização, os processos DUROFER® SOFT são ajustados para promover a geração de carbonetos de Ferro (Fe3C) globulares em aços. Como resultado, esses podem então ser usinados em maiores velocidades. Assim, é comum que componentes e ferramentas que necessitem passar por intensos processos de transformação sejam coalescidos previamente.

A grande variabilidade de possibilidades faz com que diversos segmentos industriais se utilizem dos processos DUROFER® SOFT:

  • Automotivo
  • Óleo e gás
  • Agrícola e alimentício
  • Ferramentas
  • Máquinas e equipamentos
  • Eletroeletrônica