CERTESS® BLAST

Grandes projetos de engenharia dependem da robustez de seus sistemas para garantir continuidade de funcionamento e competitividade de operação.

É inevitável, no entanto, que os sistemas precisem ser periodicamente paralisados para que manutenções preventivas sejam executadas, mesmo que a custos elevados. Uma das frequentes causas que justificam a necessidade destas paralisações é o risco de falha por desgaste erosivo de componentes.

Por conta disso, a fim de prolongar os intervalos entre paradas para manutenção, além de conferir maior confiabilidade e competitividade aos sistemas, é de grande interesse industrial a utilização de soluções de engenharia que garantam o aumento da vida útil dos componentes sujeitos a solicitações de desgaste erosivo.

Como um dos líderes mundiais em pesquisa e desenvolvimento de soluções para engenharia de superfície e tribologia, a HEF Durferrit oferece ao mercado os revestimentos da família CERTESS® BLAST, que conferem substancial incremento da resistência à erosão aos componentes revestidos.

Aplicáveis tanto a substratos metálicos quanto cerâmicos, as camadas CERTESS® BLAST são especialmente projetadas para resistir ao desgaste erosivo, inclusive quando este é provocado pelo fenômeno de cavitação.

As camadas CERTESS® BLAST têm sido também uma excelente opção em substituição a revestimentos depositados por asperção térmica, pois preservam a rugosidade superficial dos componentes, evitando assim a difícil operação de polimento pós-revestimento.

Dotadas de arquiteturas de revestimento em multicamadas, as camadas CERTESS® BLAST são aplicadas via processo PVD (do inglês, Physical Vapor Deposition) e têm composição especialmente dedicada a cada aplicação particular, com espessuras que podem variar entre 10 e 50 micrômetros.

Tipicamente, esta tecnologia encontra aplicação nos seguintes segmentos:

  • Aeroespacial
  • Geração de energia
  • Mineração
  • Agrícola