O Grupo HEF é referência mundial em tecnologias de Engenharia de Superfície e Tribologia, com foco em soluções para redução de atrito, aumento de resistência ao desgaste, engripamento, fadiga, corrosão, entre outras.
O Grupo HEF é referência mundial em tecnologias de Engenharia de Superfície e Tribologia, com foco em soluções para redução de atrito, aumento de resistência ao desgaste, engripamento, fadiga, corrosão, entre outras.
Industria Automotiva – Catalogo
Confiabilidade e Competividade para Sistemas Automotivos
Com forte presença no mercado automotivo, o grupo HEF desenvolve e aplica soluções tribológicas e de superfície para vários sistemas automotivos. Em busca de aumento de confiabilidade e eficiência energética, assim como redução das emissões de CO2, as tecnologias CLIN de nitretação líquida e as CERTESS® CARBON do tipo PVD/PACVD da HEF sãoaplicadas para promover a redução do coeficiente de atrito, diminuição de desgaste, aumento da resistência à fadiga e àcorrosão dos componentes tratados, de forma personalizada para cada necessidade.Essas tecnologias inovadoras são disponibilizadas ao mercado através das unidades prestadoras de serviço da HEF,conhecidas como Techniques Surfaces (TS’s). Com presença mundial, as TS’s são capacitadas a oferecer a seus clientes astecnologias CLIN e CERTESS® com o mesmo padrão global de qualidade, independente da região.
TECNOLOGIA CLIN DE NITROCARBONETAÇÃO LÍQUIDA
Nitrocarbonetação Liquída é um processo termoquímico de difusão de nitrogênio e carbono na superfície dos componentes tratados, sendo estes usualmente fabricados em aços e ferros fundidos. As peças nitretadas apresentam 2 regiões superficiais distintas: Camada de compostos (camada branca): garante aumento de resistência ao desgaste, ao engripamento, à corrosão e redução do coeficiente de atrito Zona de difusão: aumento de resistência à fadiga.
Família de processos de nitretação líquida com marca registrada no Grupo HEF:
Os revestimentos CERTESS® CARBON (DLC) consistem em camadas funcionais à base de carbono, obtidas via processos de deposição PVD/PACVD (Deposição Física de Vapor e Deposição Química em Fase Vapor Assistida por Plasma). Essas camadas combinam propriedades do diamente e do grafite, proporcionando às peças revestidas altíssima dureza, excepcional lubricidade e um baixíssimo coeficiente de atrito. Tais propriedades aumentam as resistências ao desgaste e engripamento, viabilizando projetos de downsizing ou garantindo que essas superfícies suportem o aumento de pressões de contato.