O Grupo HEF é referência mundial em tecnologias de Engenharia de Superfície e Tribologia, com foco em soluções para redução de atrito, aumento de resistência ao desgaste, engripamento, fadiga, corrosão, entre outras.
O Grupo HEF é referência mundial em tecnologias de Engenharia de Superfície e Tribologia, com foco em soluções para redução de atrito, aumento de resistência ao desgaste, engripamento, fadiga, corrosão, entre outras.
Portal de Notícias
Avaliação de impacto ambiental de processos de nitrocarbonetação
No ano de 2001, com o suporte do Conselho de Pesquisa da Alemanha, a Universidade de Bremen conduziu um estudo a respeito de aspectos ecológicos associados à nitrocarbonetação em banhos de sais pelo processo TENIFER™ em comparação ao processo concorrente de nitrocarbonetação a gás.
O processo de nitrocarbonetação a plasma não foi incluído no estudo, pois não foram disponibilizadas informações suficientes pelos autores. Para garantir uma comparação adequada, analisou-se a condição do tratamento de nitrocarbonetação aplicado em 1.390 toneladas de virabrequins fabricados em aço 42CrMo4V (AISI 4140), e realizado em instalações de tamanho apropriado (forno de banho de sal com volume de 0,75 m³ e forno a gás com volume de 3,6 m³).
Também foi incluída no estudo a avaliação de tratamentos de nitrocarbonetação a gás realizados em grandes equipamentos (6 m³). Foram considerados no estudo todos os insumos, fontes de energia e materiais envolvidos no processo termodinâmico, desde suas origens (produção de energia, fabricação de materiais e insumos, etc.) e relacionados à quantidade de peças tratadas. Devido à ausência de dados confiáveis, não se considerou neste estudo o impacto ambiental da etapa de limpeza prévia necessária para o processo de nitrocarbonetação a gás, que além de cara, é prejudicial ao meio ambiente.
O nível de impacto ambiental foi calculado em função do uso de materiais, insumos, energia e também de efluentes gasosos, líquidos e sólidos.
Resultado:
Do ponto de vista ecológico, a nitrocarbonetação em banhos de sais é mais favorável que a nitrocarbonetação a gás.
Objetivamente, conclui-se que a tecnologia de nitrocarbonetação líquida não provoca grande impacto ambiental, sendo inclusive mais limpa do que a alternativa deste tratamento na versão gasosa.